(Pastoral) "Retorno da viagem"

25/02/2015 12:22

Amados irmãos,

Enfim, chegamos de viagem. Mui edificante viagem, diga-se “de passagem”. Um grupo maravilhoso de 29 irmãos que, aos poucos, foi se tornando uma verdadeira família. Momentos inesquecíveis. Ainda que tenha sido minha terceira ida a Israel, aquela terra sempre me impressiona e surpreende. Em cada lugar que íamos não apenas rememorávamos as Escrituras como que, principalmente, conseguíamos sentir o cheiro da Bíblia, ver suas cores, sentir sua temperatura, subir e descer as escadas por elas mencionadas, margear as suas pedras e pisar os seus caminhos de terra. A Bíblia ganha cores, luz, som, cheiro. Tínhamos aulas em lugares mui distintos, indo deste a sala da Universidade Hebraica até a Grande Sinagoga de Jerusalém, desde as gélidas águas do Rio Jordão, onde realizei o batismo mais “congelante” (sob três graus) de minha vida até a o louvor contagiante dentro de um barco no Mar da Galileia, desde o Vale de Elá (onde Davi derrotou Golias – como não nos esquecer das pedras que cada um ali lançou) até dentre da caverna em Tel Mareshá, onde escavamos e quase todos descobriram artefatos (cerâmicas e ossos) de 2.200 anos, oriundos do período de dominação idumeia na região, desde a Renovação das Alianças em Caná da Galileia até a oração sobre o altar de doze pedras no Monte Carmelo, onde desceu fogo do céu sobre o sacrifício de Elias; da oração de joelhos no Cenáculo à entrada pelas cavernas cananeias e ao Túnel de Ezequias (sim: Pr. Gama, Flávio e Yan sobreviveram...). Tantas memórias...

Claro, a viagem foi exaustiva, e dela trouxe uma gripe que me acompanha nestes dois dias, mas que já se vai (ainda que me encontre debilitado, motivo pelo qual só agora vos escrevo.

Louvo a Deus pelo apoio do Prof. Ariel Horovitz e da magnânima equipe de professores. Louvo a Deus pelo Pr. Mauro Paixão e por Marisa Santos, por providenciarem as passagens e o terrestre europeu. Louvo a Deus pelo maravilhoso grupo. Como aprendemos com eles! Como admirarmos (Claudia e eu) cada um: Pr. Alexandre Gama, Pr. Emílio Moussa (e seus louvores em árabe), Pr. Marinaldo de Oliveira (com seu espírito de um verdadeiro servo), Pb. Alberto Back (um “braço” que Deus me enviou na viagem), Aline Michylles de Oliveira, Caio Gottlieb, Christianny Solange da Silva, Corina de Mello Decco, Flávio Franco, Jemima Novaes Siqueira, Jorge Leão de Decco (sempre nos contagiando com sua alegria e tiradas de humor), José Luiz Silveira de Souza, Luciana “Indiana Jones” Amado, Mara Leão de Decco, Maria Aparecida de Oliveira Moreira, Maria Eunice da Silva, Maria Izadora Mendonça Zarro, Marilene Siqueira de Oliveira, Nataly de Medeiros, Olga Regina Fonseca, Oton Luiz Siqueira de Oliveira, Rita de Cássia Piermattei de Oliveira, Ronaldi Moreira Pinto, Tânia Cristina Vianna Garrido de Lima, Verdi Albuquerque, Yan Vianna Garrido de Lima (“desce daí, Yan!”) e Zelymar “Brasil” Rêgo Gama.

Louvo a Deus pelas suas orações. Muito obrigado!

E, ainda que ninguém desta viagem logre se esquecer em suas memórias de cada lugar, as fotos continuarão disponibilizadas no Instagram da igreja, pois “recordar é viver”.

Amanhã continuamos com as devocionais.

Que Deus te abençoe rica e abundantemente.

Lutero

(www.novavida.org.br/devocionais)

Para ver a agenda geral em tamanho maior, clique aqui

  

Nossa história através de nossos informativos

 

Agenda

Newsletter

Assine a nossa newsletter:

Baixe agora o nosso aplicativo