(Devocional) Discipulado = Que tal uma pizza depois do culto?

03/02/2015 08:03

Ide, portanto, fazei discípulos (μαθητής) de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado” (Mt 28.19-20a).

Você se lembra que ontem comentamos sobre o termo "discípulos" no Antigo Testamento (analisando algumas palavras no hebraico). Pois bem, hoje queria comentar a respeito sobre como o texto grego do Novo Testamento menciona a palavra "discípulo". Neste caso, o termo utilizado é μαθητής (mathetês), que significa “aprendiz”, “aluno”, mostrando que a meta – ou, podemos também dizer, a simples consequência – de tal caminhar conjunto é o aprendizado por parte da pessoa discipulada (o aluno).

Interessante notar que este termo é oriundo de μαθητής (manthano), palavra esta que tem por significado “aprender pela prática”, “estar informado”, “ter o hábito de...”. Portanto, o discipulado não é a transmissão de um ensino meramente técnico, distante, eventual, mas é construído através da prática constante, do hábito gerado e mantido, no dia a dia.

Por isso, ainda que se consiga, através da constância e regularidade, se fazer discípulos através dos púlpitos, o método mais efetivo é através do convívio - o que, nas sociedades modernas, é mais difícil em virtude das muitas responsabilidades (profissionais, acadêmicas) que tanto tempo exigem. Daí, a importância ainda maior da ida aos cultos e outras reuniões de convívio (equipes ministeriais, passeios, células/koinonias, festas etc.), para que canais de relacionamento sejam construídos e continuados, permitindo, assim, a construção de discípulos.

Amanhã voltamos a falar um pouco mais sobre este assunto.

Dia de bênçãos.

Lutero

(www.novavida.org.br/devocionais)

Nossa história através de nossos informativos

Últimas notícias

05/07/2017 18:17
Com a programação de aniversário...
03/04/2017 10:34
Após período usando o sistema...
23/12/2016 13:28
 À partir de janeiro dois dos...
1 | 2 | 3 | 4 >>

 

Agenda

Newsletter

Assine a nossa newsletter:

Baixe agora o nosso aplicativo