(Devocional) Discipulado = Dois cafezinhos, por favor

02/02/2015 08:29

“Disseram os discípulos (בֵּן) dos profetas a Eliseu: Eis que o lugar em que habitamos contigo é estreito demais para nós” (2Rs 6.1).

Boa semana a todos.

Muito se fala em "discipulado" e "fazer discípulos" mas, o que é, de fato, um discípulo? Vamos dedicar 2 minutos para refletir um pouco sobre isso?

Podemos perceber que, na maioria dos textos véterotestamentários (como no texto acima), o termo traduzido como “discípulo” se baseia na palavra בֵּן (ben), o mesmo utilizado para “filhos”, “netos” ou, em termos gerais, “crianças”, apontando a um relacionamento, um contato próximo, direto, um compartilhamento de ideias e exemplos efetivado pelo caminhar conjunto e pela identificação mútua, como entre pais e filhos.

Deste modo, o discipulado aponta a um processo que exige não apenas a crucial dedicação de tempo mas, especialmente, um relacionamento paternal.

Interessante notar que outro termo utilizado na Antiga Aliança correlato a “filho”, além de ben (בֵּן) é benah (בְּנָ֖הּ) – como em Gn 21.10; 27.6,15,17,42; 1Sm 1,23; 1Rs 3.20,26; 14.5, dentre outros –, que significa “ser construído”, apontando ao fato de que tal processo é lento, exigindo tempo para que tal construção seja edificada e concluída.

Há, por fim, outro termo traduzido por “discípulo”, ainda que mencionado apenas no livro de Isaías:

“Resguarda o testemunho, sela a lei no coração dos meus discípulos (לִמֻּדָֽי)” (Is 8.16)

A palavra לִמֻּד (limud) tem por significado o termo “acostumados”, mostrando que, para Deus, sua lei (seus ensinamentos) estariam firmados na mente daqueles que estavam “acostumados” com ele, ou seja, com a sua lei, com a sua direção, com a sua orientação. Naturalmente, para que alguém se torne um לִמֻּד deve dedicar tempo para ouvir suas palavras, ler os seus escritos e, assim, se “acostumar” à sua visão, tendo-o, verdadeiramente, como um “professor”, “ensinador”, “mestre”. Não seria por menos que esta palavra seja oriunda de לָמַד (lamad), cuja tradução é “ensinar”.

Amanhã avançamos neste assunto um pouco mais, ok?

Semana de bênçãos.

Lutero.

(www.novavida.org.br/devocionais)

Para ver a agenda geral em tamanho maior, clique aqui

  

Nossa história através de nossos informativos

 

Agenda

Newsletter

Assine a nossa newsletter:

Baixe agora o nosso aplicativo