(Devocional) Além de "fazer" discípulos, dedique tempo "construindo-os"

04/02/2015 08:22

    Bom dia a todos.

    Lembram-se de quando falamos, há dois dias - quando ao termo "discípulo" - que a expressão hebraica benah (בְּנָ֖הּ), que originalmente significa “ser construído” mas que é traduzida como “filho”? Pois bem. Não podemos deixar de fazer uma análise sobre o processo de “construção de um discípulo” e a implicação deste ao discipulador que há de mentoreá-lo como um pai que não apenas gera um filho – processo relativamente simples se comparado à formação do mesmo.

    “Fazer discípulos”, assim, é construí-los, tal como um pai o constrói educando o seu filho, sendo-lhe, assim, exigida a mesma dedicação e cuidados que um pai concede ao seu filho. De igual modo, “ser discípulo” é ser alguém que segue os passos não apenas de seu pai, mas de seu mentor, daquele a quem observará atentamente não apenas as palavras mas, principalmente, as posturas, e por quem será influenciado.

    Portanto, assim como não há filho bem construído sem um pai, não há discípulo bem construído sem um mentor. “Ser” discípulo é “andar como”, “imitar” aquele que o ensina a caminhar, trabalhar e se desenvolver.
Jesus fez discípulos aos quais dedicou cerca de três anos e que, ressalvado o que não tinha caráter e outros sobre os quais não temos nenhuma informação posterior, foram suficientes para mudar a história da humanidade através da propagação do evangelho. Tanto eram “discípulos” de Cristo (Χριστός, cristós, “ungido”) que foram chamados de cristãos (Χριστιανός, cristianós, “seguidores do ungido”, “imitadores do ungido”).

    Por que não orar, neste momento, por aqueles que "construíram" em você a pessoa que, hoje, você é. Ore por aqueles que o discipularam. Seja grato a eles e agradeça a Deus por eles.

    Dia de bênçãos.

    Lutero

    (www.novavida.org.br/devocionais)

Nossa história através de nossos informativos

Últimas notícias

05/07/2017 18:17
Com a programação de aniversário...
03/04/2017 10:34
Após período usando o sistema...
23/12/2016 13:28
 À partir de janeiro dois dos...
1 | 2 | 3 | 4 >>

 

Agenda

Newsletter

Assine a nossa newsletter:

Baixe agora o nosso aplicativo