"DeUsintoxicação"

    Uma reunião semanal onde são feitas terapias em dois grupos: dependentes químicos desejosos em se libertarem de suas prisões, e seus familiares, que também adoecem e necessitam de cuidado e ajuda. As duas reuniões acontecem concomitantemente, porém, em salas diferentes.

 

PECULIARIDADES

- Trata-se da "porta de entrada" para a internação do Centro de Recuperação de Dependentes Químicos "Desafio Jovem Rio".

- Tal Centro de Recuperação de Dependentes Químicos é supervisionado pelo "Desafio Jovem", sendo o único em todo o estado do Rio de Janeiro autorizado pelo "Desafio Jovem Internacional" (Teen Challenger), através de sua presidência no Brasil, a usar sua marca e nome.



FORMATO DA REUNIÃO

Duração: 120 Minutos  

Para ser líder do Ministério Deusintoxicação nas Igrejas locais é necessário ser:

- Membro das Igrejas de Nova Vida da Tijuca;
- Batizado nas águas;
- Liberto do vício há pelo menos um ano
- Ter a autorização do regente da igreja.  

 


Coordenação das reuniões

- O líder montará a escala mensal de coordenação das reuniões, e indicará quem serão os coordenadores locais.
- No ingresso, e a cada três meses até completar um ano, o participante receberá fichas indicando o tempo limpo e contendo a frase “Jesus te ama”.  
- Haverá um livro ata onde será registrada a presença, ingressos, troca de ficha, coordenação e outras anotações necessárias.  
- O participante escolherá um padrinho ou madrinha que funcionará como discipulador em toda a caminhada dele no grupo ou fora dele.  
- A terapia do telefone será bastante útil nas ocasiões de depressão, angustia ou “fissura” (vontade de usar).  
- Os doze primeiros que assinar a lista de presença assegurarão o direito de falar, sendo que a ordem e o tempo serão controlados pelo coordenador.  
- Aqueles que estiverem abafados para falar e que chegarem atrasados, perdendo a vez de falar, deverão procurar o líder ou padrinho assim que terminar a reunião para expor a dificuldade.  
- Cada participante poderá falar no máximo 7 minutos, quando tiver falado 5 minutos, o coordenador mostrará a placa indicando que só restam dois minutos, e a placa de tempo esgotado será mostrada ao final dos sete minutos.  
- O Coordenador designará algum membro para ficar posicionado perto da porta para exercer a função de “relações públicas”, que acomodará os visitantes de primeira vez, após investigar se são dependentes ou familiares.  
- O Coordenador designará um membro para secretariar a reunião, redigindo no livro Ata as informações necessárias e auxiliando no que for preciso.  
- Secretário e relações públicas deverão ter pelo menos seis meses de abstinência.   - O Coordenador da reunião é um servidor, e só terá direito a dar depoimento caso o tempo e a quantidade de presentes permita.
- Também deve abster-se de fazer comentários sobre os depoimentos, falar somente o imprescindível.  
- O líder do grupo poderá a qualquer tempo fazer intervenções caso seja necessário.
- A reunião será aberta com louvor seguido da oração de abertura, repreendendo todo o mal e pedindo a condução da mesma pelo Espírito Santo (máximo de 15 minutos).
- O primeiro e o último a falar devem sempre ser irmãos mais experientes, os mais novos ou recém chegados deverão dar o depoimento antes de um irmão mais antigo para que possam ouvir um retorno embasado na experiência vivida e na Bíblia.  
- Quem nunca teve problema com droga lícita ou ilícita não pode freqüentar a reunião, exceto em reunião festiva onde o membro irá trocar sua ficha de tempo limpo.
- Utilizaremos a "Bíblia de Estudos Despertar" que contém princípios para a recuperação e o programa dos doze passos, para fazer estudos específicos sobre diversos temas (ex.: auto-estima, auto-piedade, aceitação, humildade).  
- Ao final, aqueles que quiserem, entregarão pedidos de oração, que serão levados para casa pelo líder para intercessão e depois entregues no grupo de intercessão da igreja local.  
- Oração final e comunhão.      


Familiares

- Para liderar é necessário que tenha vivido a experiência de ter na família alguém com problema de consumo de drogas ou álcool, que seja batizado, membro da Nova Vida da Tijuca, pelo menos um ano de evangelho e autorização do Regente da igreja.  
- As reuniões serão coordenadas pelo líder ou por coordenadores indicados por ele, que possuam pelo menos seis meses de caminhada no grupo, membros da igreja local, batizados.  
- O roteiro da reunião será o mesmo da reunião de dependentes.  
- Também lançarão mão do apadrinhamento ou amadrinhamento, terapia do telefone e pedidos de oração ao final da reunião.  
- Estudarão temas sobre a co-dependência uma vez por mês, através de livros, artigos de revista, matérias extraídas da internet e a "Bíblia de Estudos Despertar (ex.: "amar o próximo como a nós mesmos e não amar o próximo mais que a nós mesmos").
- Tudo que for dito na reunião, nome das pessoas que freqüentam, não deve ser dito fora da reunião, para salvaguardar as mesmas de comentários, preconceitos e etc.  
- O grupo deve se organizar para ratear o valor do lanche que será servido ao final.  
- A compra de fichas de aniversário limpo será feita junto à secretaria do grupo.  
- O Coordenador acolherá o futuro aluno do Desafio Jovem, monitorando a sua presença (pelo menos quatro reuniões) no grupo como condição sine qua non para iniciar o programa de recuperação.

 

 

 

Nossa história através de nossos informativos

Últimas notícias

05/07/2017 18:17
Com a programação de aniversário...
03/04/2017 10:34
Após período usando o sistema...
23/12/2016 13:28
 À partir de janeiro dois dos...
1 | 2 | 3 | 4 >>

 

Agenda

Newsletter

Assine a nossa newsletter:

Baixe agora o nosso aplicativo